FelipeBat
Neophyte
Bem vindo ao Outlands
Guia para novos jogadores em português por FelipeBat (TrooBat)
[Theres a lot of brazilian new players incoming, so I decided to make this guide to make some things easier on early game]
Guia para novos jogadores em português por FelipeBat (TrooBat)
[Theres a lot of brazilian new players incoming, so I decided to make this guide to make some things easier on early game]
Fala pessoal, resolvi escrever esse guia pois todo dia me pegava explicando no #portugues sobre o que é aspect, o que são codexes e explicando que existe muita coisa por trás as skills.
Vamos lá, seja você um player vindo de outro shard, retornando ao UO depois de 10 anos você precisa entender que Outlands é um outro Ultima Online. Os devs colocaram no jogo várias mecânicas de sucesso encontradas em outros MMORPGs, como Weekly quests, XP de PvM e etc.
Pra facilitar as coisas também, vamos entender que existem dois jogos aqui o PvM e o PvP, sendo que muitas mecânicas de PvM são desativadas ao entrarmos em PvP.
No Outlands a principal forma de fazer gold é o PvM pelo dinheiro que os monstros te proporcionam e pela chance deles droparem itens raros que você pode vender e fazer dinheiro. Desta forma, não focarei em work aqui.
Enfim, recomendo usar esse guia em paralelo com guias super completos e com a Wiki, pois o foco desse é sair o mais rápido possível do zero até conseguir se sustentar no jogo.
1.Escolhendo sua build/template
Como já disse que o PvM e o PvP são separados então builds/templates que se dão bem em um, podem não se dar bem no outro, mas não se preocupe pois você pode ter 3 contas com 5 personagens em cada uma. Então agora, foque em ter um bom char PvM para ser seu foco e fazer gold.
Existem várias builds interessantes para quem vai começar, vou começar apresentando duas que hoje acho o mais barato e viável para quem vai começar do zero sem ajuda. Existem outras que demandam um maior conhecimento ou gold para evoluir.
Lembrando que no shard possui um skill cap de 700 pontos, podendo ser maximizado para 720 com uso de itens. Isso serve para deixar as classes bem definidas.
Para ver outras opções de template, acesse: https://uooutlands.com/wiki/PvM_Templates
1.1 Bardo Peacemaking
Porque bardo?
O bardo é uma classe considerada “segura para farmar” pois ele possui a habilidade de acertar peacemaking no monstro fazendo com que ele fique parado sem revidar, com certa experiência você passeia pela dungeon praticamente sem levar dano, é um ótimo suporte com seus buffs de dano, acerto e defesa para aliados. Além disso no dia 28/09/2020 o bardo recebeu uma atualização chamada “defensive barding” que ganha alguns bônus extras de Wrestling e magic resist desde que não revide o PvP. O lado negativo do bardo é que ele perde para outras classes em dps e é bem fraco no PvP, porém no end-game com certo investimento você pode transformar em bardo provocation e maximizar o dano no PvM. Hoje o Provo Bard está bem no meta do jogo, sendo uma das classes com melhor gold per hour em dungeons mais difíceis.
As skills
100 Macefighting
100 Tactics
100 Musicianship
100 Peacemaking
100 Discordance ou Arms Lore
100 Tracking
80 Healing
20 Alchemy
Explicando!
Macefighting – Para usar mace, define sua taxa de acerto
Tactics – Base para todas as skills de combate, define seu dano
Musicianship – Necessário para usar as skills de bardo e nivela as skills, você não pode ter 80 de Musicianship e 100 de outra, pois ela será equivalente a 80.
Peacemaking – Faz com o mob fique parado enquanto você ataca, você pode castar peacemaking em quantos mobs quiser com uma pausa de 10 segundos.
Discordance – Enfraquece muito o monstro diminuindo o dano que ele provoca e aumentando o dano que ele leva.
Arms Lore - Aumenta sua chance de acertar o especial da arma e te possibilita causar disarm nos mobs, dura 10 segundos e você pode aplicar a cada 30 segundos. Um monstro sob disarm leva mais dano e fica enfraquecido.
Tracking – Detecta monstro/players e pode ficar funcionando passivamente para detectar se chega algum PK. Além que tracking te dá passivamente +25% de dano e +10% de chance de acertar skills de bardo.
Healing – Para se curar
Alchemy – Esses 20 pontos fazem dobrar o tempo de duração de poções de buff.
Ah, mas não tem resist spells? Caso você tenha duas skills de bardo, sem considerar Musicianship, você recebe 66 de Magic Resist e 100 de Wrestling. Considere isso na hora de escolher entre Arms Lore ou Discordance.
1.2 Pure Dexxer Mace Earth
Porque Dexxer?
O dexxer por estar em constante contato com os monstros, possuem um dos maiores DPS do jogo. São baratos para começar, versáteis pois podem ser modificados com facilidade, tem boa sobrevivência em PvP. Mas como dito, tomam dano constantemente.
O dexxer de Earth, é consideravelmente barato para construir, pois seus aspect (explicarei mais a frente) é mais barato para comprar e liberar. Earth aspect te proporciona a oportunidade de ser Tank e tomar um dano reduzido dos mobs. Dessa forma fica fácil jogar solo e fazer gold.
As skills
100 Macefighting
100 Tactics
80 Anatomy ou Parrying
80 Arms Lore
80 Healing
80 Tracking
80 Resist Spells
Explicando!
Macefighting – Para usar mace, define sua taxa de acerto
Tactics – Base para todas as skills de combate, define seu dano
Anatomy – Aumenta seu dano, sua cura pelo healing, chance de curar poison com bandagem e você pode ressuscitar outro player com bandagem.
Parrying – Melhora sua defesa com escudo, pode refletir magias, pode dar taunt em mobs. Possui um codex ótimo que pode reduzir dano mágico, dano de poison/bleed/disease, dar stun e etc (explicarei sobre codex mais pra frente)
Arms Lore - Aumenta sua chance de acertar o especial da arma e te possibilita causar disarm nos mobs, dura 10 segundos e você pode aplicar a cada 30 segundos. Um monstro sob disarm leva mais dano e fica enfraquecido.
Tracking – Detecta monstro/players e pode ficar funcionando passivamente para detectar se chega algum PK. Além que tracking te dá passivamente +25% de dano e +10% de chance de acertar skills de bardo.
Healing – Para se curar
Resist Spells – Reduz dano recebido por magias tanto de monstros quanto de player.
1.3 Shadow Backstab
Por que Shadow Backstab?
O jogo dessa classe consiste em andar invisível e aparecer somente para dar um golpe de dano altíssimo nos monstros e voltar a se esconder para bater novamente. É uma classe consideravelmente barata de se fazer, pois os itens de aspect são baratos. É seguro de jogar, pois fica invisível quase o tempo todo e o dano é bom comparado com as classes de maior dano do jogo. É uma build boa tanto no early quando no end game.
Alguns pontos negativos são o fato de que você não usa healing e a cura é proveniente somente de poção (não é um grande problema pois você pode ficar stealth qualquer momento) e algumas pessoas acham um pouco tedioso dar somente um golpe, ter que ficar invisível e aguardar para bater novamente.
As Skills
100 Archery ou Macefighting
100 Tactics
100 Hidding
100 Stealth
100 Camping
100 Tracking
100 Arms Lore
Explicando!
Archer ou Macefighting – Para usar a arma, define sua taxa de acerto
Tactics – Base para todas as skills de combate, define seu dano
Hidding - Para ficar invisível
Stealth - Para andar invisível
Camping - +25% de dano, carregar mais itens e peso, poder viajar com hiking
Tracking - +25% de dano, detecta monstro/players e pode ficar funcionando passivamente para detectar se chega algum PK.
Arms Lore - Aumenta sua chance de acertar o especial da arma e te possibilita causar disarm nos mobs, dura 10 segundos e você pode aplicar a cada 30 segundos. Um monstro sob disarm leva mais dano e fica enfraquecido.
ATENÇÃO! Essas builds são focada em skillcap de 700 e otimizadas para isso para players iniciantes, futuramente você deverá subir algumas skills para 120 para otimizar, para isso solicite informação com outros players para definir o melhor caminho a seguir.
2. Começando a jogar!
Assim que fizer o seu char, você nascerá em uma ilha chamada Shelter Island e com o título de Young Player. Shelter Island é feita para familiarizar novos jogadores e todo tipo de agressão de player é proibido neste lugar (você verá vários players end game que usam a ilha para fazer comércio, pela segurança). Você só poderá acessar as lojas e npcs nesta ilha enquanto for Young Player.
Assim que seu char aparecer na Ilha, você verá os seguintes itens na sua bag:
Rental Room Credits Deed - Serve para você alugar um quarto na Inn (Pousada) em que você pode ter dois baús para guardar itens além do seu banco, você terá duas semanas de créditos e depois deverá pagar 5k/semana.
Stats Stone - Dentro de uma bag verá algumas pedras que ao clicar vão subir um pouco seus stats de acordo com as skills escolhidas.
Spell Stone - Usa uma carga para soltar qualquer magia do spellbook, depois que acabar você terá que usar os respectivos reagentes.
Arma/Bandagem/Poção - Auto explicativo
Assim que estiver familiarizado com os comandos do jogo, consiga uma arma e vá para a Dungeon de Shelter Island o ganho de skill dentro dela é extremamente acelerado, então fique nela jogando e matando os mobs até atingir 70 em todas as skills da sua build/template.
Quando você estiver com 70 em todas, você não terá mais ganho dentro da dungeon e deverá sair em algum portal para se aventurar/macroar no mundo aberto. Mas lembre-se que o mundo é open pvp e você poderá encontrar ladrões e PKs (player killers). Você poderá voltar para shelter a qualquer momento e entrar na dungeon, porém sem ser young player não terá acesso aos npcs.
Agora você terá que atingir 100 nas skills escolhidas para seu template, o ganho fora de shelter dungeon é mais lento mas mesmo assim você deve conseguir fechar suas skills em menos de uma semana de jogo caso faça tudo certinho. Cada skill tem uma forma diferente de treinar, para isso vá na Wiki do Outlands e digite o nome da skill, acesse a explicação dela e ao final terá a forma de subir ela até 100 ou 120. Pode digitar no google "nome da skill + uo outlands".
3.Build terminada e agora?
Você ainda pode subir algumas skills para 120, para isso você precisa comprar alguns scrolls chamados skill mastery scroll, por exemplo, um musicianship skill scroll te permite subir musicianship para 101. As skills orbs te permitem subir seu skill cap para acima de 700, uma skill orb te permite subir para 701. Porém deixe isso para mais adiante.
Finalizar suas skills é só o começo da sua aventura, esse shard lhe proporciona uma infinidade de coisas a mais e você deverá organizar prioridades para comprar os itens necessários para melhorar o seu personagem. Você vai perceber que mesmo com 100 nas skills você demora muito para matar os monstros, porque na verdade a base do PvM são os Aspects, então vamos lá entender isso!
4. Aspect
É a base do PvM e é desativado automaticamente ao entrar em PvP. O aspect te deixa MUITO mais forte então entenda bem para escolher um que combine com seu estilo de jogo. O aspect é um poder que fica vinculado ao seu personagem, você ativa ele em seu equipamento a qualquer momento. Basicamente um “Hora de Morfar”.
Para liberar esse poder, você vai precisar de alguns itens sendo eles 12 Aspect Cores, 6 Aspect Extracts transformados em Distill, 50 Arcane Essence e 1 Aspect Kit. Os cores e extracts, são loot de monstros, você terá que achar alguns e comprar de players. As essências, são adquiridas ao destruir itens mágicos e 50 é bem pouco. Aspect Kit é feito por player, você terá que comprar.
Depois que liberar, você pode atingir até o lvl 13 com eles, para cada level será necessário mais alguns cores e extracts para upar, até o nível 10 é razoavelmente fácil.
Vou explicar os Aspects das build que eu citei:
O Bardo usa Lyric Aspect e:
Ao aplicar na armadura você ganha:
Armor Rating – Aumenta sua armor de acordo com o level do seu aspect
Dano em alvos sob efeito de bardo
Bonus no efeito das canções
Skill de Bardo Efetiva – Ganha skill de bardo e aumenta a chance de acerto, melhora o buff e tudo mais
Ao aplicar na Arma você ganha:
Chance de acerto – Você viu que sem aspect erra bastante golpe não? Com aspect alto você acerta quase sempre
Tactics – Aumenta MUITO seu dano
Chance de acertar um especial que dá um dano bem alto
O Pure Dexxer Earth usa o Earth Aspect
Na armadura te dá:
Armor Rating
Chance de aumentar o seu dano em 150%
Resistencia ao dano físico
Redução de debuffs que os monstros aplicam
Na arma te dá:
Chance de acerto – Você viu que sem aspect erra bastante golpe não? Com aspect alto você acerta quase sempre
Tactics – Aumenta MUITO seu dano
Chance de acertar um especial que dá um dano bem alto
Então, assim que terminar suas skills tente liberar o seu aspect o quanto antes, mate monstros para conseguir gold, venda os itens mágicos que aparecerem, procura amigos, entre numa guilda que tudo isso ajuda a você conseguir esses itens básicos. No começo parece um valor absurdo, mas quando você estiver com seu Aspect no level 10, você verá uma evolução absurda e estará bem no jogo.
Para entender melhor sobre os aspects entre nesse link: https://uooutlands.com/wiki/Aspect_Mastery
O jogo não para por aí, você consegue mais alguns bônus, como eu disse existe muito mais por trás das skills do que parece e para melhorar seu dano você vai precisar de um Codex.
5. Codex/Tomes/Grimoires
Nesse shard todas as skills de combat foram otimizadas e variadas com o uso do Codex. As magias de mago tiveram modificações e para isso é usado um Wizard Grimoire e todos os summons possuem habilidades especiais com o uso do Summoners Tome. Em patch futuro vai entrar um livro somente para animal taming.
Então vamos lá, vou explicar o Codex que é o que você deve utilizar caso seja dexxer.
O Codex é um livro, que na verdade é uma interface e o progresso fica salvo no seu personagem, então mesmo se perder o livro não perde o progresso. Vamos falar sobre o Codex de MACE!
Ele possui cinco instâncias, basicamente cinco estilos de combate, desde mais agressivo, até mais defensivo. Cada instância desse codex, precisa ser upada adquirindo XP matando monstro. Ao finalizar os cinco níveis de UMA instância, você libera um golpe especial chamado finisher, que possui 10 a 15% de chance de acertar após o monstro estar com 33% de vida. Esse golpe é bem mais forte e tem chance de finalizar o monstro.
Para usar o codex, você precisa ser dexxer então existe um requisito de skills para liberar cada instância do codex. Por exemplo, para ter um codex nível 5, você precisa ter 5 skills de dexxer
Para entender melhor sobre Codex e ver todas as habilidades de cada um, saber quais são as skills consideradas de dexxer, entre nesse link: https://uooutlands.com/wiki/Weapon_and_Shield_Codex
Mas para por aí meus bônus de PvM?
Sim, você ainda pode ter uma corrente que coloca elos que proporcionam mais bônus ao seu personagem.
6. Mastery Chain
É um colar, você compra e vincula ao seu personagem. Toda vez que você mata monstro você ganha experiência e com o tempo você libera slots para colocar elos nesta corrente. Os elos são comprados e podem dar bônus por exemplo: +3% de dano contra criaturas sob poison, +2% de velocidade de ataque.
Você pode ter até 25 elos em uma corrente toda liberada, pode combinar 10 elos iguais para ter um bom bônus. Porém os elos são bem caros e essa é a parte mais end game de todas.
Para saber mais sobre Mastery Chain e ver todos os buffs disponíveis acesse: https://uooutlands.com/wiki/Mastery_Chain
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Acredito que com esse guia dê para entender um pouco melhor sobre as questões mais recorrentes que tenho visto na comunidade BR, não me ative muito sobre as outras classes como magos, summoners, tammers e etc. Existe uma infinidade de templates, alguns possuem um melhor dps, outros melhor sobrevivência, mas na prática a melhor build/template é aquela que te dá prazer jogando. Não adianta gastar rios de gold em um tammer e não gostar de jogar com ele.
Para as demais dúvidas, acesse a Wiki caso não consiga entender algo vá ao discord com sua dúvida específica. Lembrando a Wiki tem TUDO!
A última dica que deixo é um roadmap para tentar elencar as prioridades no começo. Lembrando que a velocidade que você vai conseguir tudo isso depende MUITO da sua socialização!
Lista de prioridades
1. Criar personagem
2. Subir skills até 100
3. Liberar Aspect
4. Conseguir seu Codex/Tome/Grimoire
5. Subir skills até 120 (se for o caso da sua build)
6. Comprar sua Mastery Chain
7. Subir Skill cap para 720
8. Farmar para comprar sua casa
Você pode alterar a ordem caso sinta necessário, eu foquei em ficar forte o mais rápido possível. Você pode querer pegar o Codex antes do aspect ou a Chain o quanto antes para ir ganhando XP, porém considero que o ganho de XP no comecinho é muito baixo para ser relevante pegar Chain tão cedo.
É isso pessoal, quem quiser contribuir só deixar as sugestões aí que vou adicionando.
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